sexta-feira, 5 de abril de 2013

Chá pra te quero



Meus chás de estimação
(Branco sabor menta, Verde sabor lima, Mate, Boldo, Capim limão e Maçã com Canela) 


Olá pessoal, tudo bem?
Hoje estou um pouco indisposta e resolvi procurar informações sobre chá que considero um dos grandes aliados da minha RA. Uma forma simples (só perde para água) e leve (se adoçado com adoçante) de ingerir líquido, aquecer ou refrescar e às vezes até matar aquela falsa sensação de fome fora de hora ou para curar alguns males conforme veremos a seguir.

Aproveitem os benefícios e se joguem no chá:



Chás para emagrecer, chás para acalmar os nervos, chás para dores de barriga, cabeça, chás para gripe, chás para aquecer do frio, etc. Quem nunca lhe ofereceu um chazinho nestas situações? São muitos tipos diferentes para cada um dos diversos "usos". 
O chá é uma bebida de origem chinesa, que nada mais é do que um infuso proveniente da imersão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas, em água fervente, para extrair-lhes as substâncias aromáticas.
Os chás recebem denominação variada em função do processo de produção e da graduação de suas folhas.
Atualmente é grande o número de pessoas que perguntam se o chá realmente emagrece. O sujeito principal desta hipótese é o chá verde. Realmente existem muitos pesquisadores, que estudam sobre os efeitos deste tipo de chá.  
O chá verde é proveniente da planta camellia sinensis, e é preparado a partir de folhas frescas. Este tipo de chá pode ter benefícios como: diminuir riscos de doenças cardiovasculares, diminuição nas taxas de colesterol, prevenção da redução da densidade óssea, ativação do sistema imunológico e outros benefícios. Isso tudo devido às propriedades antioxidantes presentes.
Em 2005, foi realizado um estudo no Rio de Janeiro, com japoneses sobre o consumo de camellia sinensis em população de origem oriental e incidência de doenças crônicas, onde verificou-se que pessoas consumidoras deste chá revelaram ter menor ocorrência de doenças crônicas. Assim como este, muitos outros estudos estão sendo realizados.
Mas é importante saber que estes benefícios estão em pesquisa, não podemos provar nada cientificamente por enquanto. Com relação à eliminação de peso, estudos nos mostram que os polifenóis, presentes no chá verde, fazem com que haja um aumento no gasto energético e oxidação de gordura.
Algumas pessoas utilizam outros tipos de chá, com a finalidade de eliminar peso, através da ação laxativa e diurética. Chás de cáscara sagrada ou de sene são os mais utilizados. Este tipo de chá acelera a velocidade com o qual os alimentos são eliminados, correndo o risco de diminuir a absorção de alguns nutrientes.
É importante ter cuidado com o consumo, pois doses elevadas podem ser prejudiciais à flora intestinal, já que não ocorre um processo fisiológico, ou seja, natural do organismo. Além do uso prolongado não produzir o mesmo efeito. O ideal é que as pessoas que desejam emagrecer ou que tem problemas com o funcionamento intestinal utilizem o meio mais saudável para resolver este problema: alimentação, ou seja, aprender a comer de forma saudável.
Mas os chás também podem acalmar ou nos aliviar dores de estômago, fígado, enxaquecas, etc. Veja abaixo alguns tipos:
Boldo do Chile - O boldo é uma folha acinzentada, importada do Chile, que possui sabor amargo. É indicado para dores do estômago e problemas no fígado.
Chá de camomila, erva doce, hortelã - São geralmente indicados como calmantes, ou seja, para relaxar. Ótima opção para consumir na ceia com algumas torradas, pouco antes de dormir.
Chá de carqueja - Utilizado também em casos de perturbações gástricas ou para fins curativos.
Uma dica para quem deseja emagrecer é consumir o chá no seu dia-a-dia, pois é uma bebida que não possui calorias, mas muito sabor. Utilize adoçante e tenha cuidado com os acompanhamentos. Assim você se esquenta e mantém a forma.
Fonte:  
Faria, Fernanda e col. Consumo de camellia sinensis em população de origem oriental e incidência de doenças crônicas. Revista de Nutrição, abr 2006, vol. 19, nº2, p.275-279.    


Beijinhos

7 comentários:

  1. Ontem mesmo postei sobre chás no meu blog... e claro, vou colher algumas dicas sua, pra variar no uso de chá - assim não enjoa ne?
    Bjnho

    ResponderExcluir
  2. Ah chás! uma delícia né amiga! eu amo!! bjos
    http://pesodos30.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Queria taaanto gostar de chá de saquinho mas não consiiigo, mas amo chá, principalmente de gengibre, no frio tomo quentinho e no calor tomo ele geladinho com limão amo muuuito!*-*

    Beijo lindona

    ResponderExcluir
  4. Gi, obrigada pela dica do site de receitas da Dukan, eu não conhecia, adorei!
    Nossa, chá ajuda muuuuito na dieta... eu sempre gosto de tomar o de hibisco com alguma outro junto, pode ser o branco, vermelho, cavalinha...
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Eu já tentei tomar alguns, e foi um desastre pra mim...!!!
    Pra mim só chás docinhos mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Compre um monte de chás esses dias, fui tomar hoje, não consegui :( kkkkkkkkk. Mas creio eu que preparei errado, coloquei muita água, dai ficou com gosto de nada e quente demais. Vou testar novamente depois, querer ele frio e colocar menos água.
    Sabe me responder se tomar ele frio ou ele quente altera em alguma coisa?!
    Beijiiinhos ;*

    http://projetoeyethetiger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi, queria tanto gostar do chá verde mas já tentei várias vezes e meu paladar não engole literalmente falando o tal chá, estou pensando em tomar ele em cápsulas, pra tomar pra emagrecer eu gosto e tomo o branco + cavalinha ou hibisco + cavalinha, e só pra degustar eu gosto do chá de cidró e capim cidró.
    Bjus

    ResponderExcluir