quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prato cheio, cardápio e anotações

Oi Pessoal, bom dia!

Estive analisando o tamanho das minhas refeições e acho que encho demais o prato, mesmo sendo com alimentos leves e saudáveis sei que posso reduzir as porções, fato que no início da RA, eu achava muito difícil me separar da montanha de arroz e feijão que eu fazia e com orgulho (implantado em mim desde criança) limpava o prato sem pensar.  Agora sei que não preciso ficar estufada para estar satisfeita, é só comer devagar, mastigar bem, apreciando o sabor dos alimentos até perceber a satisfação sem precisar o estomago inflar.



Eis aqui o meu cardápio de ontem tentando reduzir as porções:

Café da manhã: 4 biscoitos integrais com 1 fatia de queijo + 1/2 fatia de melão

Lanche da manhã: 1 tangerina

Almoço: 2 colheres de arroz + abobrinha refogada + tomate + pimentão + pepino + cenoura ralada + 3 pimentas biquinho + 1 filé de frango grelhado + 1 pera.

Lanche da tarde: 1 fatia pequena de bolo de banana com canela e café

Jantar: mingau de milho verde com canela + café









Para me ajudar a controlar voltei a anotar tudo que como na agenda, eu fazia isso antes de ter o blog e foi uma boa ajuda.


Estou tentando de tudo para ver o que funciona: agenda, foto, fatsecret e aceito sugestões.

Beijinhos 

33 comentários:

  1. Oi...
    Eu tambem estou anotando tudo em um caderninho que anda comigo na bolsa pra cima e pra baixo... sabe que tambem as vezes acho que estou comendo demais, mesmo nessa fase de RA, é que por tanto tempo colocaram na nossa cabeça que para emgrecer temos que passar fome, que quando comemos coisas saudaveis e saimos da mesa satisfeitas parece até que comemos o "normal" de coisas engordativas, mas a consciencia sai tranquila na certeza de que só ingerimos coisas que nos fazem bem!!!
    Tenha um ótimo dia!!
    bjks
    Eli

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  2. É verdade Gi, pra mim sempre foi positivo o tal do "raspar o prato", é tão dificil mudar certos habitos neh, morro de dó de deixar comida no prato , mas isso tem q mudar, tenho q ter dóde deixar ´a comida se alojar na minha pança hahahaha, obrigada pela força la no blog vio?!

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  3. Gigi!!!

    É assim mesmo. Eu até falei uma vez que a nutricionista mandou ter cuidado com o tamanho do prato, porque a gente tem tendência a enchê-lo. E isso é verdade. Você está fazendo acompanhamento nutricional? Talvez seja bacana pra você, porque ela vai medir tudo, ver seus exames e calcular as quantidades que você deve comer. No meu caso, são 3 colheres de arroz integral, 3 colheres de leguminosa (feijão de caldo são 2 conchas), 3 colheres de legumes cozidos, 150 g de carne, salada crua à vontade (principalmente folhosos) e por aí vai. Eu acabei me habituando a comer nessa quantidade, mas a depender do dia, como até menos porque o prato fica enorme!

    De qualquer forma, é bom você ver o que ajuda e te manter. Temos que parar de ver prazer em comer, porque alimento só serve para manter nossas funções vitais ativas e saudáveis. Prazer a gente tem que ter em se exercitar, em namorar, em ver um filme, ler um livro.

    Ah! Nem vi o filme todo, mas estou gostando. Na verdade, estou com pena dele. Tadinho, super transtornado. Mas ainda estou nos 30 minutos iniciais. =D


    Beijão!

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  4. Eu tambem ainda faço pratão, to tentando colocar muita verdura em tudo que faço para compensar isso e dá uma saciado boa, mas com o tempo quero eliminar esse problema, o certo seria mesmo comer num prato de sobremesa, mas.........
    O caderno com certeza é uma ótima ajuda, eu preciso fazer um. Dizem que o Vision Board é ótimo, não deixa a gente sair do foco, a Bárbara Fitnista recomenda, tambem é um dos meus projetos.
    Vamos que vamos
    Beijos

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  5. Menina, como pode né?
    Essa coisa de enxer o prato deve ser normal.. arroz e feijão então!Delicia! rs
    Tbm tenho a sensação de que posso diminuir o prato..

    beijos

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  6. Realmente depois de um certo tempo já fazendo uma reeducação a gente sente necessidade de rever as coisas como tamanho das porções, antes eu não consegui ficar sem arroz e feijão no almoço, agora tomo um prato de sopa e um de salada com 1 pedaço de carne e me sinto ainda mais satisfeita... bjus! tati

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  7. Ah...eu preciso adquirir esse hábito de escrever em um caderninho...acho que ajuda muito!!!Estou torcendo por você!!!

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  8. Isso ai está no caminho certo!!!!

    Não consigo ser regradinha assim com fotos e anotações heheheheh

    Mas coloca um "presente" que você irá se dar no final, mas sem prazo para chegar no peso desejado, simplesmente quando chegar você ganha esse presente, comigo tá funcionando sabe, to doidinha que chegue logo e isso me ajuda a manter mais focada e a cometer menos deslize!!!!
    Mas pro peso final tem que ser o presente em ;)

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  9. Eu sempre tenho q ficar de olho nas porções. Eu exagero mesmo se não ficar atenta. Eu gosto mesmo de anotar calorias e tirar foto. A foto dá idéia do tamanho do prato.

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  10. Eu era assim também, mas quando você "entra nos eixos" comça a perceber o quanto essa sensação de deixa mal. Eu não suporto mais me sentir assim, É HORRÍVEL :O
    Anotar tudo e ter esse controle realmente ajuda muito a visualizar seus erros!!
    Como eu não tenho paciência pra fazer assim, à mão, uso o fatsecret que é uma mão na roda
    HAHAHAHAHAHA

    ;*

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  11. Eu usava caderninho, foto e myfitnesspal... Agora uso só o myfitnesspal, pq dá preguiça! hahaahah
    A gente come com os olhos, por isso enche o prato... Aí funciona bem aquela coisa de usar um prato menor nas refeições...
    Bjs

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  12. olá Gi eu costumo anotar no caderno tbm e agora tentarei ter o habito de fotografar tento me colocar nas porções que a nutri me permite estava contando calorias tbm mas as vezes cansa viu rs como já tenho uma noção da caloria de cada alimento então estou deixando de contar rs

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  13. Aí nem me fala, eu comia igualzinho um peão! As vezes quando vou me alimentar à noite, fico meio que nervosa, desesperada mesmo, vendo o povo lá de casa se empanturrar na janta e eu, só olhando, mais me concentro e saio até de perto, e não nego que as vezes dou umas beliscadinhas, mais depois fico tão mal, que não vale à pena, por isso penso 300X antes de cair em tentação, mais agora mudei horário das refeições, para não me sacrificar,kkk

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  14. Que cardápio delícia!!!!! Parabéns flor, comeu tudo na medida certa, e sem se privar!
    Gostei!!!

    Quanto a anotar, eu sempre faço isso, ajuda muito!!! Inclusive no vídeo que postei hj eu comento do meu caderninho inseparável rsrs... anoto tudinho e depois eu tenho um parâmetro do meu padrão alimentar etc.... É de grande ajuda! =)

    Bjus enormes

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  15. olha, eu acho que vc não tá exagerando não...
    pelas fotos, se vc comer menos que isso vai desanimar...
    valeu pela visita viu.
    te sigo.
    bjs

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  16. ... Aff Gi... é tão difícil mudar o que nos ensinaram desde criança, né??? ... lembro que qdo eu era criancinha.. era liiiiiiindo comer um montãããão... muuuuuuuito arroz, feijão & carne!!!! Limpar o prato até não restar um grão de arroz era O SUCESSO!!!! rs rs.... Mas.. fazer o quê, né??? 'bora mudar tudo!!!
    Ta lindo seu cardápio!!!
    Eu tô amando o Fatsecrets... acho que ele me ajuda tanto!!!
    Me add lá.... Nelisa Rodrigues

    Bjinhuuuusss
    Tenha uma linda quinta!!!

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  17. Oi, Gih!

    Está se saindo muito bem! Eu notei que não preciso encher o prato também. Nas últimas refeições que tenho feito tem sobrado comida, pois me sinto satisfeita antes do prato estar limpo. Ai comecei a diminuir, pois não gosto de deixar comida no prato. Tanta gente passando fome nesse mundo, não acho justo!

    Acho que usas todas as táticas pra se manter na linha. Eu tenho usado muito o instagram, pois assim não esqueço de tirar as fotos dos alimentos e nem publica-las.

    Beijo Charmoso :*
    Que nessa quinta-feira tu faça um dia mais especial!

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  18. Gi querida, acho isso de agenda super válido, eu ultimamente acabo anotando no myfitnesspal, nunca testei o fatsecrets mas vou dar uma olhadinha :D

    Quanto as quantidades, eu reduzi as minhas gradualmente, mas olhando seus pratos (bem no palpitometro mesmo) tá ótimo querida!:)

    Beijo linda

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  19. Gi, tá lindo seu cardápio!
    Lá no meu bloguinho vc acha que eu como de menos, sabe o que é? No almoço eu não tenho fome nenhuma! costumo comer mais no jantar! Eu como tudo aquilo empurrado :/ Talvez porque eu almoce sozinha e de noite como eu janto com todo mundo aí fico mais animada! hahahaha' Tô tentando mudar isso aí!

    Mas não acho que você tá exagerando não! Até porque se diminuir demais o metabolismo sofre que só!

    Continua firmão!
    Beijos!

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  20. Ficou lindo seu cardápio. Sério!
    Isso que você falou sobre reduzir as porções, é aos poucos mesmo. Você está indo muito bem :)

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  21. Gi, tá fazendo todo o necessario! Anotar e refletir o que comeu, controlar as calorias, só tem que se jogar na AF e o resultado é certo! Parabéns!

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  22. Oi, Gi!
    Que lindas as refeições! Fiquei com vontade! Hehe
    Anotar o que a gente come ajuda muito mesmo. Também voltei a fazer isso hoje. A diferença é que eu faço um planejamento na noite anterior do que vou comer e durante o dia vou acompanhando e anotando se faço algo diferente do que tinha planejado.
    Bjs!

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  23. sabia que la em casa passamos a comer no prato de sobremesa kkkkkk e por que cabe menos ne .. agora to na luta pra parar de repetir a comida ... uma hora consigo ...bjus flor vc ta no caminho certo.,

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  24. Eu achei perfeito os tamanhos das porções. Pra mim o que mais funciona é tirar foto das refeições e postar no blog.

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  25. Também estou na luta para diminuir as porções... Venho anotando tudo que como, mas acho que tirar foto ajuda a reduzir a quantidade.

    Depois de ler seu post fiquei pensando na minha alimentação hoje e fiquei até com inveja do seu cardápio, rs.

    Beijo, Natti.

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  26. Olá! Gi as vezes eu também acho que meu prato ta de pedreiro! mesmo sendo uma montanha de salada, continua sendo uma montanha né? Agora estou tentando seguir direitinho as porções que a Nutri me passou... vamos ver.. semana que vem tenho retorno... será q eu estou mais fininha?

    Beijo

    www.projetoalinesaudavel.blogspot.com.br

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  27. Eu também diminui bastaaante as minhas porções. Mas meu médico falou que pro tanto de exercício que eu faço, tinha diminuido demais ahahah

    Bom, anoto tudo o que eu como no site http://fatsecret.com.br/
    ele mostra as tabelinhas nutricionais que as pessoas cadastram e fica bem fácil para controlar o quanto de calorias, carboidratos, gordura e açúcar consumo. Eu curti.


    beijo

    http://desapegafastfood.blogspot.com.br/

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  28. Oiii!

    Tambem vou recomecar a anotar tudo o que como.. vou retomar a RA e AF... E acho que anotar eh um passo muito importante! Me ajuda demais! ^^

    Um super beijo!!

    http://yarinhafernandes.blogspot.com.br/

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  29. Oi Gi!!! Engraçado como essa coisa do "você deve comer tudo" da nossa infância fica impregnado! Eu sempre fui a "gordinha exemplar" que fazia a limpa no prato, e hoje é difícil deixar comida sem comer rsrs... Mas com o tempo desaprendemos :D
    Parabéns pela dedicação!
    Beijooos

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  30. Ei!
    geralmente o tamanho do prato de almoço e as vezes jantar é sempre bem grande...mas cheio de verduras principalmente! sendo assim acho q nao precisa se preocupar tanto!

    hj é dia de pesagem do desafio, hein?!?!

    bjos

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  31. Quando eu era criança minha mãe sempre dizia que eu tinha que raspar o prato, e foi o que eu fiz, por muito tempo. O que eu tbm fiz foi aumentar a porção do prato, aumentei as porções e continuei 'raspando'! Foi e está sendo dificil diminuir a quantidade ou deixar no prato, quando estou satisfeita! Mas estou conseguindo!
    Hoje é dia de pesageeem! Uhuul, vamos forte vencer nós mesmas no desafio! Beijocas!
    Scheyla!

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  32. agenda funciona Gi, eu marco tudo!


    bjkasss

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