terça-feira, 11 de junho de 2013

Dicas para fazer compras

Oi gente, bom dia.
Hoje eu li sobre essas dicas para fazer compras e decidi compartilhar. Primeiro preciso dizer que eu não sou uma pessoa muito organizada daquelas que preparam um cardápio e vai fazer as compras, eu compro e vou preparando o que vai dando vontade. Faço uma compra maior com aqueles itens de sempre (arroz, feijão, leite, macarrão, etc)  e várias compras pequenas ao longo do mês, assim vou garantindo uma variedade nos alimentos, além de frutas, verduras e legumes que eu compro em feira livre toda semana, pois são mais baratos e fresquinhos. 
 


Dicas para compras em supermercados
 
1. Procure fazer as compras quando não estiver com fome. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários.
2. Faça uma lista! Com um planejamento das compras será mais fácil evitar os supérfluos.
3. Programe suas idas ao supermercado! Com compras mensais ou semanais evita-se idas desnecessárias e portanto, compras desnecessárias.
4. Varie sua alimentação! Sempre encontramos produtos novos! Modifique sua rotina incluindo novos alimentos saudáveis (baixo teor de gordura saturada, alto teor de fibras...)
5. Leia os rótulos! Fique atento aos produtos dietéticos porque nem sempre eles serão as melhores opções. Verifique e compare o valor calórico e o teor de gorduras.

Fonte: ABESO (Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica)



Um exemplo das minhas comprinhas:  


Alface, couve, hortelã, Abacaxi, Maçã, Pera, kiwi, Tangerina, Caqui, Aveia, Requeijão ligth, iogurte desnatado natural, adoçante em pó, leite em pó, suco de uva integral, milho verde e margarina ligth

16 comentários:

  1. ótimas dicas... eu sempre vou no mercado morrendo de fome e sempre compro o que não devo.. tati

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Eu também faço como tu, vou ao supermercado comprar o bastantão no início do mês e uma vez por semana faço feira :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ameiii as dicas!!! Ixiii ir ao mercado com fome, presta mesmo não.rs
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Oi lindinha... eu sempre procuro ir ao mercado já com uma listinha de coisas que pretendo fazer durante a semana.. fica mais fácil... e realmente evita de comprarmos mais coisas além do necessário!!!

    Adorei as outras dicas!!!
    Bjinhuuusss

    ResponderExcluir
  5. Ei, Gi!

    Ahh, eu sou muito organizada com as compras, com a vida, com a casa, com os horários. Meu Deus! As vezes eu acho que tenho TOC, mas vou levando assim mesmo.

    Desde que casei, sempre faço - mesmo sem querer - tudo isso o que tem nas dicas. Compro só o que tem na lista. E eu compro muita coisa em atacado (tipo, papel higiênico, leite líquido, sabonete) ou em embalagens econômicas (tipo, amaciante, detergente líquido, shampoo, achocolatado do William). Além de sair mais barato, o planeta agradece.

    Ler rótulos e saber o que se deve esperar de cada alimento é importantíssimo! Desde que comecei a fazer minha re-educação alimentar, em abril, essas informações não passam mais despercebidas. Por exemplo: pequei dois iogurtes naturais, ambos da Nestlé, só que um era desnatado e o outro integral, e fui comprar. Pelas calorias, o desnatado era melhor. Mas tinha quase o dobro de Sódio. Por isso que não uso o desnatado. Caloria eu queimo na corrida e Sódio? Isso é péssimo para quem tem histórico familiar de pressão alta. É bom evitar.

    Outra coisa que eu tenho comprado é produtos sem glúten. Não sou celíaca, mas tenho prestado bastante atenção a isso. Evito quando posso. Quase não como, no dia-a-dia, produtos com essa substância, mas não posso te dizer se isso tem interferido na minha saúde ou não. Vou ao médico agora em junho para fazer meu checkup anual.

    Amo feiras livres. São realmente mais baratas e os produtos mais frescos. O ruim é que onde eu moro só tem uma pequenininha, aos domingos, então tem determinadas frutas que não encontro, então compro mesmo no supermercado. Mas é sempre uma boa opção comprar na feira.

    Muito boas as suas dicas, como sempre. =)

    Então, eu estou um pouco melhor e ontem fui na academia na raça. Vou hoje de novo. Já não sinto dor no corpo nem nos olhos. E isso é pior que a dor da garganta, porque deixa a gente mole. A garganta ainda dói, mas menos que ontem. Hoje consigo deglutir melhor. Obrigada pela força!

    Uma das vantagens que eu vejo na academia é essa: você não precisa parar seus exercícios físicos por conta da chuva. Já perdi dias de caminhada por conta dela. Desde o domingo chove praticamente sem parar em Salvador e eu agradeço por ter me matriculado. Hoje mesmo está chovendo e vou na academia mais tarde. Minha corrida de terça está garantida.

    Beijo grande e se cuida!

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas comprinhas....
    Beijos
    Renatinha

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga que linda suas compras no mercado perto de casa e do trampo não tem este danone molico e vejo que muita gente come dele.

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Noossa ótimas dicas! É muiiito dificil quando você vai as compras com fome e tem aquelas milhares de estantes cheias de salgadinhos, chocolates.. hummmm... Ai parei! Sai pra lá zica!

    HSUAHASHUAHSUASUH

    Ótima semana pra vc :D

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas. Eu sou muito desorganizada. Tbm não sei planejar o que vou fazer na semana o que acaba fazendo com que eu vá duas ou tres vzs no supermercado na semana. Sempre acabo levando mais coisa que devo e, consequentemente, gastando mais. =/

    As comprinhas tá bonita de se vê. ; )

    bjusss
    =***

    ResponderExcluir
  10. Preciso URGENTE fazer compras!!
    E claro, to tirando proveito das suas dicas...adorei sua compra!
    Bjnho

    ResponderExcluir
  11. Nossa Gi sou como vc pra fazer compras kkkk, ja fiz esse tipo de lista e fiquei toda perdida, sai do ritmo

    bjus

    ResponderExcluir
  12. Gostei da dica 4,preciso mesmo variar minha alimentação.Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gi, adorei as dicas, também vou toda a semana a feira a procura de frutas frescas e mais em conta, preciso aprender a fazer listinha nas ídas ao supermercado, pois diversas vezes ja fiquei tentando lembrar o que fui comprar. bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu sou exagerada pra fazer compras, mas a maioria das coisa que eu compro são duraveis. Tipo cookie integral, barrinhas, essas coisas... Mas é bem equilibrado eu acho... sigo muito essas dicas acima! hihihi

    Beijinho querida, obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa suas dicas, também vou toda semana a feira, não tem como né... bjus.

    ResponderExcluir
  16. Guria! Eu sou super organizada com compras!
    Deixo uma lista e vou preenchendo com as coisas que vão acabando durante a semana!
    Sempre vamos no mercado no domingo, então deixo pra comprar tudo no domingo! Hehehe!
    E sempre como antes, se não compro mais do que preciso, e tenho vontade de comer um monte de porcaria! Hehehe
    Adotei as dicas!
    Beijo na bunda, DURA!
    Kkkkk

    ResponderExcluir