terça-feira, 9 de abril de 2013

Gelatina ajuda a emagrecer

Oi pessoal, tudo bem?
Estou em viagem até a sexta-feira e vai ficar complicado postar alguma coisa até lá. Vou retribuíndo a visita de vocês assim que puder, ok?
Por favor não me abandonem!
Me avisem se a verificação continua para comentar, ok? (Eu não sabia que tinha e já havia feito um teste, pois também acho um saco!)

Beijo Beijo Beijo

E obrigada pelo apoio!



Vocês gostam de gelatina? Veja os benefícios dessa delícia:



A gelatina ajuda mesmo a emagrecer? A resposta é sim, desde que inserida em uma dieta balanceada. É o que dizem a nutricionista da Clínica Luisa Catoira (SP), Daniella Camargo, e a endocrinologista e nutróloga Valéria Goulart (SP), que apontam o estímulo à saciedade como um dos aspectos mais positivos na luta contra os quilinhos extras.

O efeito ocorre por razões como o alto teor de aminoácidos, que age sobre o centro do apetite, como ummoderador natural da fome."Como ela retarda o esvaziamento do estômago, provocando saciedade e hidratação por mais tempo, dá para evitar as beliscadas engordativas fora de hora", destaca Daniella.
Essa, porém, não é a única maneira de tirar proveito da gelatina em nome do bem-estar e da forma física: a versão diet é uma escolhavantajosa, pois é isenta de açúcar, e pode ser incluída como lanche intermediárioentre as principais refeições, seja na sua versão tradicional ou batida com iogurte, leite desnatado ou suco. A praticidade do preparo, o baixo custo, as poucas calorias (a versão light tem em média quatro calorias por porção) e o rendimento são outros pontos que facilitam sua inclusão no cardápio diário.

Fonte de colágeno

Os benefícios não param aí. Eles se estendem para a beleza da pele, do cabelo, dos ossos e das unhas também. E tudo em razão da matéria-prima da qual se origina. A médica e nutróloga Valéria Goulart (SP) explica que a gelatina - também chamada de colágeno hidrolisado - éproduzida pelo processamento do colágeno retirado da pele, das cartilagens e dos ossos de diversos animais, especialmente do boi. Graças a essa proteína, o alimentoajuda a estimular a síntese de colágeno humano, mantendo a tonicidade e a elasticidade da pele e prevenindo o surgimento da flacidez. Para entender o que isso significa, basta imaginar que o colágeno constitui cerca de 1/3 de toda a proteína do corpo humano e, aos 50 anos, produzimos aproximadamente 35% da quantidade necessária para manter tudo firme e forte.

Sem milagres

As boas notícias do consumo regular desse alimento aparecem em diversos estudos que comprovam sua importância para prevenção e tratamento de doenças, além de pesquisas que demonstram que os aminoácidos presentes são importantes para preservação de cartilagens, tendões, ossos e pele. "A revista espanhola Archivos de Medicina del esporte mostra a prevenção de lesões provocadas em atividades esportivas diminuídas com o uso do colágeno hidrolisado. Já pesquisas nos estados unidos e na Europa comprovam que a gelatina previne dores articulares e até artroses", reforça a médica.
Enfim, o poder está comprovado e todos podem desfrutá-lo, pois a gelatina é liberada para adultos, crianças e idosos. Para turbinar os resultados no nosso corpo, a dose indicada é de dez gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa. Mas, atenção: a melhor opção para consumo não é aquela de caixinha, que compramos no supermercado.
"A recomendada é a proteína hidrolisada, bem concentrada e com efeitos muito mais visíveis. O ideal é colocar uma colher de sobremesa da gelatina em pó em sucos, doces, iogurtes, vitaminas, musses, saladas de frutas ou até na própria gelatina industrializada", ensina Valéria Goulart. "Vale ressaltar também que, apesar de todos os benefícios, não devemos basear nossa dieta em um só alimento. As frutas, que são ricas em vitamina, água, mineral e fibra, por exemplo, não devem sair do cardápio diário", salienta Daniella Camargo. Então, dê uma forcinha para a perda de peso, aliando essa delícia geladinha a uma dieta equilibrada e orientada por um profissional. Para que o regime seja ainda mais efetivo, some a eficiência de uma atividade física e espere os resultados.




Tire dúvidas sobre o poder da gelatina

Consumir gelatina previne celulite e tonifica a pele?
gelatina irá agir indiretamente na celulite, promovendo a melhoria da elasticidade cutânea e ajudando a diminuir o acúmulo de líquidos entre as células. Mas sozinha não faz milagre, principalmente porque o problema, infelizmente, não tem cura.
A gelatina possui gordura?
Não. A gelatina é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. É constituída de 87% de proteína, 1% de sais minerais e 12% de água.
Gelatina dá saciedade de verdade?
Sim. O alto teor de aminoácidos age sobre o centro do apetite estimulando a satisfação. Além disso, no estômago, ela se junta a uma grande quantidade de água ingerida, contribuindopara que não haja exagero nas refeições.

O alimento funciona para mulheres na menopausa?

Sim. Nesse período acontece a maior perda de colágeno (2% por ano, após 45 anos de idade), devido à deficiência de estrógeno, que diminuirá os fibroblastos (células que produzem o colágeno).

Qual é a melhor gelatina para consumir?

A gelatina pode ser encontrada em pó com sabor, em folha, na forma de colágeno puro em pó ou em cápsula. E há diferença entre elas: a versão em caixinhas que compramos no supermercado possui colágeno em menor quantidadeque a adquirida em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais.
Nesses locais, normalmente, é vendido o colágeno em sua forma mais pura, em pó ou em cápsulas, e não é necessário receita para comprá-lo. O ideal, porém, é sempre contar com aorientação de um nutricionista ou médico para avaliar a real necessidade do suplemento na dieta e a quantidade recomendada.




Fonte: Corpo a Corpo

16 comentários:

  1. Eu curto gelatina... mas não acho que substitui um doce de verdade kkkk fazer o q?

    Tô a louca dos tomates! não posso perder um!

    Fiz um instagram para o blog, segue: @engdietetica
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei, Gi!!! Mesmo viajando e postando pouco, o importante é você continuar tudo o que tem feito pois tem suas metas, né? Muito bem.

    Adoro gelatina e acho que ela fica super bem depois do almoço. Faço sempre a normal mesmo nesses potinhos (pois um pouquinho de açúcar não faz mal a ninguém!), mas geralmente como uma fruta cítrica. É gostoso também. Eu já sabia das ações benéficas da gelatina e isso só melhorou ainda mais minha vontade de consumi-la (Com moderação, claro).


    Beijão e força!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei Giiiiiiiiiiiiiiiii aonde vc ta menina linda?
    Olha, demore muito não viu?
    Adoro suas visitas. Sem vc fico triste. :D
    Adorooooooooooooooooooooooooo gelatina. Muito bom.
    Beijão
    Renatinha

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi, a gelatina boa mesmo é a pura ou a de agar agar pq essa de caixinha com sabor tem mais corantes do que colágeno... Fiz um post sobre isso algum tempo atrás Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Gi! Eu amo gelatina, além de tirar aquela vontadinha de doce, dá uma super enganada no psicologico de sentar com uma vasilha inteirinha e comer na frente da tv... hahha

    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi...amei o post sobre a geletina, não conhecia essas informações...comprei uns potinhos para comer antes de dormir por ter pouca caloria...bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi, claro que a gente não vai te abandonar!
    Olha eu até gosto de gelatina, se não for diet, mas não é um doce que me apeteça muito não prefiro comer menos do de uma coisa que eu goste mais, do que gelatina, kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Que estranho isso do comentário, mas fico feliz de você ter participado da tag!
    Que Deus esteja no controle da viagem!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. não sou muito fã de gelatina Gi,
    mas depois de tantos benefícios que vc falou vou me esforçar um pouco pra introduzí-la no meu cardápio.

    beijinho ;*

    ResponderExcluir
  9. Acho gelatina tão aguada kkkk vou tentar olha-la com uma cara diferente
    boa viagem
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por gelatina!!!
    Boa viajem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adoro gelatinha, comprei um monte mas sempre me esqueço de fazer AUHUAHUAHUA.

    Tenha um lindo dia,
    Beijos Beijos

    http://projetoeyethetiger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lindaaa,
    adooooro gelatina, inclusive tava comendo uma agora mesmo kkkk, comi uma de tangerina diet, gostosinha, mas prefiro as vermelhas, rs
    bjsss

    ResponderExcluir
  13. Respondendo seu comenta[rio no meu blog, nem me fale, adoro ver os resultados que a dieta ou a academia me trazem, ajuda na motivação não é mesmo? ah, sobre o post,adoro gelatina, e realmente ela ajuda mesmo... quando quero comer mto doce, como sempre gelatina pois tem baixo teor calórico, sem contar outros benefícios... :D Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Aaah, gelatina é a perfeição do universo *-*. Preciso comprar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi aproveite a viagem,que bom passear né,gelatina adoro e voce me deu uma ótima ideia para hoje fazer gelatina adorei. Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Oi ja ouvi muito mal da gelatina de mercado. Nao conheco essa q compra em loja de suplemento vou ver. Esse agar agar q a marcia comentou acima ja ouvi dizer q e muito bom mas nao sei onde comprar. Bjs.

    ResponderExcluir