quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como preparo proteína de soja


Oi gente, como eu estou totalmente sem assunto e a Ari perguntou como eu preparo a proteína de soja, vou aproveitar, né?

Primeiro preciso explicar que faz um tempinho que venho excluindo carne vermelha da minha vida e a proteína de soja chegou como uma opção saudável para variar e não ficar apenas no frango-peixe. Então sempre busco novas receitas para prepará-la. Já testei tipo carne moída, em pedaços grandes, recheio para torta, hambúrguer, entre outros.

O preparo é muito no olhometro, eu vejo a receita e adapto ao meu modo, mas basicamente é assim

Tipo hamburguer:

Ponho 1 xícara da proteína + 1 1/2 de água e levo ao fogo até começar a ferver (geralmente na embalagem eles falam para deixar apenas de molho, mas eu prefiro ferver). Ponho no escorredor de macarrão e deixo esfriar para apertar (com as mãos mesmo) e escorrer todo o líquido. 
Em seguida acrescento: 1 ovo, sal, farinha de trigo integral ou aveia (vou acrescentando até dar o ponto para moldar), alho amassado, cebola, orégano e/ou cheiro verde, moldo em formato de hambúrguer  e levo ao forno, fica pronto em menos de 10 minutos: 


Hambúrguer de proteína de soja


Tipo carne moída:

Hidrata e escorre como na receita anterior
Em seguida refogo com alho, cebola, tomate, pimentão, cheiro verde (vou jogando o que tiver por perto mesmo), caldo de frango, colorífico e voilà: 


Proteína de soja tipo carne moída.

Alguma informações sobre a Proteína de Soja:
A proteína da soja é uma alternativa natural e saudável de se obter proteína não-animal em sua dieta. Ela é uma proteína completa, de alta qualidade e digestibilidade. Normalmente, possui um teor de gordura muito baixo, assim como de colesterol e lactose.
A proteína de soja (proteína da soja) pode ser usada em diversas receitas para produzir alimentos ricos em proteína e com pouca gordura.
Além de ser natural e gostosa, ela pode gerar uma série de efeitos saudáveis no corpo. A proteína de soja possui importantes componentes, como a saponina, que atua na manutenção de um bom sistema imunológico e se combina com o colesterol para reduzir sua absorção no intestino. Também é encontrado na proteína da soja o fitosterol, substância que tem demonstrado reduzir os níveis de colesterol. Segundo a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “o consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".
As isoflavonas da soja não apenas têm demonstrado seus efeitos antioxidantes, como também seus benefícios positivos para a manutenção da saúde em homens e mulheres.

Dúvidas? Não se importem em perguntar.

Se joguem na soja!
Beijos

13 comentários:

  1. Ei, Gi!

    É uma boa opção para tirar a carne, né? Eu quase não como carne vermelha em casa, só na rua mesmo. Acho que vou comprar soja esse mês e mudar um pouco. Sair do frango-frango. Heehehe.

    Excelente dica! E está sem assunto por quê? Conta como está indo de atividades físicas e como está experimentando as roupas mais antigas e tal. Não esconda-me nada! Qual a programação para o feriado? Ficar em casa nem pensar, né?! Vamos sair para um lugar diferente, fazer uma caminhada, um programa legal. =D


    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, ando enjoada de tanto frango, e a proteína de soja além de ser uma ótima opção light é bem fácil de fazer. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nunca experimentei!As receitinhas ficaram com uma cara ótima. É bom ter mais opções para poder variar né? Beijos

    ResponderExcluir
  4. hummm, preciso aprender a fazer essas coisas, embora esteja perdendo peso não quero depois ficar doente, é bom Gi?, fica saboroso? qualquer hora vou experimentar fazer rsrs.

    Giii, vim agradecer o carinho e por ter participado desse dia que é tão especial em nossas vidas, vc é uma amiga que conheci a pouco tempo e já aprendi a gostar tando de vc,é como se fossemos amigas a longo tempo, obrigada viu pelo carinho.

    Um Bjão, tô respondendo aqui e morrendo de sono hehe, hoje foi um dia cansativo...dia de faxina e não pude descansar depois do treino, se a gente não cuidar a pessoa faz tudo por cima né.

    Um bjinhu minha querida, bom feriado pra ti viu.

    ResponderExcluir
  5. não me vejo sem carne ... mais muito boa a sua dica ... bom descanso .. beijos.

    ResponderExcluir
  6. Bah, eu preparo de um jeito muito mais preguiçoso!! Tempero a proteína desidratada com alecrim e sal e jogo água fervente em cima, mas não pra mergulhar, só o suficiente pra molhar toda ela, e deu... preparo como quiser a partir daí!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita do hambúrguer, dá até vontade de comer. Mas ainda não tive coragem de me render a soja: amo carne! Beijão e bom feriado!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as dicas, amOooo carne!!! Vou tentar fazer!!!
    Bom feriadãOOoo

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh, vc esta no meus favoritos!!huhulll

    ResponderExcluir
  10. Guria, eu acho lindo quem deixa de comer carne, ou algum tipo de carne. MAS EU NÃO CONSIGO. Eu amo carne, e poderia viver só disso (bom, vocês devem saber, estou fazendo a Dukan)
    Qual o gosto dela? é parecida com carne mesmo? ou não?
    beijocas

    ResponderExcluir
  11. Aiiiiiiiiii que deliciaaaaaaaaa me deu água na boca de ver seus pratos e sua receita!!
    Muito obrigada por ter feito este post para mim tmb! Adorei viu??
    Já vou comprar minha proteína de soja, por que não aguento mais descongelar frango kkkk
    Beijussss - Ari

    ResponderExcluir
  12. Muito legal, eu vou tentar começar a incluir na minha alimentação
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oiee Gi!!
    Sabe que eu nunca preparei proteína de soja? Vou anotar suas dicas e praticar!!! desculpe não passar aqui antes, foi tão corrido.. mas sorte que teve o feriadinho pra descansarmos!
    Muito obrigada por passar no meu blog, seus comentários me ajudam muito!! bjnho e ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir