quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mantendo a motivação



10 razões para fazer atividade física e o que 
fazer para ter uma ótima motivação


Por Renato Miranda


Muitas vezes pessoas me procuram para obter “dicas” para iniciar e/ou manter-se em um programa de exercício físico. Em linhas gerais explico que para descobrir o quanto é valioso se exercitar, nós devemos pensar em três palavras: necessidade, satisfação e auto-realização.
Quando temos em nossa mente de forma clara e objetiva alguma necessidade, mobilizamos toda nossa energia para tentar satisfazê-la. Como consequência, quando satisfazemos uma necessidade ocorre um forte sentimento de auto-realização. Todo esse processo, que culmina na auto-realização, nos faz bem e gera prazer e logo nos motivaremos a repetir ou procurar comportamentos relacionados à auto-realização.

Depois dessa breve explicação, voltemos ao desafio inicial:

“Como me motivar para iniciar e manter o meu programa de exercícios físicos?”
Embora os benefícios psicofísicos de um programa regular de exercícios físicos já estejam quase que totalmente divulgados e muitas vezes entendidos pelas pessoas. O primeiro passo é avaliar se temos claro em nossa mente o quanto nós necessitamos de exercícios para termos saúde.

Ao considerar a motivação como energia pessoal que dá início, sustenta e integra o comportamento do ser humano, fica fácil entender que é a motivação que nos impulsiona em direção aos nossos objetivos, e em consequência, se não há motivação, não há como iniciar algum desafio.

Para que a motivação para a prática de exercícios físicos seja despertada, necessário se faz mobilizar as necessidades da pessoa. Admitimos que necessidades sejam tudo aquilo que é importante para alguém. Em seguida (e isso pode levar algum tempo), o interesse da pessoa por exercitar-se irá surgir espontaneamente. Isso porque interesse é uma relação de conveniência estabelecida entre o objeto (ou fenômeno) capaz de satisfazer uma necessidade e a pessoa que busca determinada satisfação.
Elementos de uma boa saúde psicofísica

10 razões para fazer uma atívidade física
Assim sendo, quando alguém descobre que uma boa saúde psicofísica é traduzida como:
1ª) Tendência de inoculação de vários tipos de doenças orgânicas (pressão alta, diabetes e outras);
2ª) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;
3ª) Melhor força muscular;
4ª) Estética corporal “atlética”;
5ª) Regulação do sono;
6ª) Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros;
7ª) autoimagem positiva;
8ª) Maior autoconfiança; otimismo frente os desafios;
9ª) Regulação do humor,
10ª) Sentimento frequente de recompensa, e muitos outros que poderiam esgotar esse texto.
Com esses elementos a pessoa tende a avaliar um programa de exercícios físicos como o “objeto” que irá satisfazer sua (s) necessidade (s). Com isso, terá grandes possibilidades de iniciar um comportamento motivado para a prática e manutenção de um programa regular de exercícios físicos e tudo o mais que for necessário para se manter saudável, longe de doenças e feliz com seu corpo.
Ao dar continuidade aos primeiros passos de um comportamento motivado, é fundamental sustentá-lo e integrá-lo aos fatores extrínsecos (ambientais) juntamente com os fatores intrínsecos (pessoais). Significa então, que um forte apoio profissional e de alta qualidade pessoal e profissional devem fazer parte desse desafio - manter-se em boa forma psicofísica.

Além disso, um ambiente seguro, agradável e com infra-estrutura compatível com os objetivos favorecem um bom nível de motivação. Por outro lado, tudo o que for feito em termos de treinamento deve ter uma consequência positiva em relação aos objetivos pessoais. E mais, a partir do momento em que cada etapa ou meta for atendida outros desafios precisam ser vislumbrados e/ou mobilizados para que a motivação não perca intensidade.

Nível de prazer é fundamental
Outro fator que deve ser considerado fundamental é o nível de prazer que a pessoa usufrui praticando determinada atividade. O desenvolvimento do prazer certamente levará a pessoa (atleta ou praticante de exercícios físicos) a melhor suportar o processo de treinamentos, consequentemente um melhor rendimento será observado. A melhoria constante desse rendimento aumenta a percepção do nível de conquistas pessoais e leva a pessoa a obter um maior nível de fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação.

O que fazer para ter uma ótima motivação?
Para uma ótima motivação a fim de melhorar o rendimento nos programas de treinamento esportivo e exercícios físicos aconselho seguir os seguintes passos:

1º) Ter a clara percepção que seu esforço é produtivo. Ou seja, sua dedicação à atividade vale a pena;
2º) Manter sempre uma ótima concentração na tarefa. Quanto melhor concentrado maior é a tendência de se manter motivado;
3º) Estabelecer objetivos claros de desafios e compatíveis com a capacidade psicofísica pessoal;
4º) Desenvolver autocontrole. Tanto no aspecto de controle da excitação emocional como no controle de execução da tarefa, em outras palavras dominar a exigência motora com calma. 

Retirado do site Vya Estelar



Aqui uma homenagem a Carol que é exemplo de motivação fazendo Pilates e que me dedica as fotos me matando de inveja (essa é minha imagem preferida de todos os tempos) com um movimento que eu não sei o nome, mas que chamo de flashdance.




Beijos


18 comentários:

  1. Sempre bom ler um texto assim MOTIVADOR. A Carol e uma linda mesmo! Beijod

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!!
    Motivação é o que mais precisamos para continuarmos firmes e fortes em nosso programa de emagrecimento.
    É sempre de grande valor ler um texto assim, motivador!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu deveria ler isso sempre! Hahahahah, beijos
    www.mariaendorfina.com

    ResponderExcluir
  4. Acompanho sempre o blog da Carol, e realmente é mto bom a gente se exercitar... faz toda a diferença, não apenas na questão física/estética, mais na questão de saúde mesmo! :) Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gi!

    Gosto muito de dois princípios que aprendi com alguns colegas. Funciona para qualquer coisa que a gente deseje realizar. Carrego isso sempre comigo.

    1° e mais fundamental de todos: Dê o primeiro passo. E faça dele o mais simples possível. Se vai se exercitar comece, e comece SIMPLES. Caminhar meia hora é muito para mim? Então vou caminhar dez minutos. É muito? Então vou caminhar cinco minutos. O importante é COMEÇAR. Nada de deixar para depois. E começar simples.

    2° Desenvolver o hábito. Aqui é quando deixamos de depender da força de vontade e passamos a fazer porque já estamos no "automático" de realizar. Mais ou menos como escovar os dentes. Triste ou feliz, a gente vai lá e faz.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Gi, Gi, Gi!!!

    Olha eu!!!!! Muito bom! Duas coisas me mantém motivada: como eu era e como eu serei. Entre elas, claro, tem vocês, artigos, matérias e efeitos do meu corpo que nunca quero me esquecer: disposição, ânimo, vontade de me arrumar, de me expor. A auto estima aumenta e gente só quer ir mais, chegar mais além, superar nossos limites.

    Agradeço muito a homenagem e quero que saiba que você também me motiva. Muito! Quando eu abro o blog de manhã e vejo as atualizações, eu penso: "Vou ver o que a Gi postou". É sempre a primeira que leio. Primeiro porque já gosto de você e segundo porque você sempre vem com questões reais: falta de assunto, cansaço, refeição saudável. E eu vejo você e tantas meninas não desistindo e penso: "Não posso desistir também". Se bem que meu desespero foi mais no começo, agora ando bem tranquila. Mesmo assim é bom saber que podemos contar com pessoas que estão 'no mesmo barco' da gente, que entendem o que passamos, nossas angústias e nossa vontade de ser e de fazer diferente.

    Esse exercício não tem um nome específico, mas trabalha abdômen inferior e flexor de quadril. Sendo com as duas pernas de vez, ele se chama Teaser e é bem elegante. "Flasdance" vale também. Hehehehe.


    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você merece, Gi! =D

      Quanto ao Branco, acredite: ele posa pra câmera. E pisca pra mim quando eu solto beijo pra ele. Um barato aquele danado! =D


      Beijão!

      Excluir
  7. Gi, eu nunca fui de praticar muita atividade física. Sempre fui preguiçosa e relaxada, e pra ser sincera fazem apenas 3 semanas que eu as faço regularmente. E quer saber? A MINHA VIDA MUDOU.
    Sim, justamente por causa da atividade física.
    Me sinto mais disposta, mais bem humorada, mais feliz cmgo mesma. Se algum dia e não posso fazer a atividade física eu fico triste, pra baixo. Não como bem, e nem durmo bem tbm.

    A motivação é essa, VIDA MELHOR, SAÚDE MELHOR.
    Beijocas!
    :)
    Sche

    ResponderExcluir
  8. Tbm acompanho o blog da Carol, vcs e outras meninas sao tipo assim, minha fonte de inspiração.
    Eu agora com essa gripe, que não é gripe.. é alergia e das grandes, me derrubou completamente.. e eu confesso que nem caminhar eu tenho ido :(
    Mas ainda vou e volto do trabalhar a pé, 20 min p ir e 20/25 voltar.. Na volta é subida, demora sempre mais tempo..
    Ainda volto com força total, inspirada em vcs, suas lindas.
    Bjaoo
    ps:vc viu o e-mail que te mandei?

    ResponderExcluir
  9. hahaha Flashdance é ótimo! Adorei o nome que vc colocou! Realmente, atividade física ajuda muito né? E mesmo que façamos obrigadas, ao terminar estamos com sorrisão no rosto... dá-lhe endorfina... coisa boa!!!!

    Excelente texto, obrigada por compartilhar!!! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Adoro praticar atividade física,meus planos para o futuro é corrida falta só a coragem de ir sozinha...

    ResponderExcluir
  11. Post fantástico e eu aqui sem coragem de começar minha AF regular... É bom pra tomar vergonha na cara rsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Verdade a caminhada faz muito bem. eu tenho que tomar vergonha na cara e comecar
    bjus

    ResponderExcluir
  13. verdade, quando faço exercicios me sinto tão feliz, cheia de confiança, me sinto linda! adorei seu post!

    ResponderExcluir
  14. meu sonho e fazer pilates ... mais o tempo $$ não deixa ... adorei as dicas ..bjus

    ResponderExcluir
  15. Vc viu Giii!Não te avisei , queria que vc visse sem eu comentar rs...Eu amei muito conhecer o velho Chico, quero voltar um dia, esse ano fomos a Fortaleza que tb é maravilhoso, Gi eu fui muito bem recebida sim, pessoas simples e acolhedoras de sua cidade, uma comida deliciosa que comi em frente onde a gente pega o barco para o passeio, me emocionei com o encontro das aguas " Movimento de Deus" conheci um pouco da História do Velho Chico e da cidade, fiquei sabendo que as águas estão baixando muito e que temos que ter a consciência de que podemos ajudar o rio não desaparecer, é isso mesmo Gi? nessa hora fiquei triste, quem olha o rio não imagina isso né, pra mim ele estava lindo ,tomei um delicioso banho nele foi tudo maravilhoso... Vc é uma privilegiada por morar ai minha linda!

    Gi, tb faço Pilates e adoro, é uma delicia, parece que os ossos vão tudo certinho pro seu lugar, me sinto super bem qd faço.

    Um Bjinhu amor, bom finde! :)

    ResponderExcluir
  16. Maravilha de texto, amiga, é assim mesmo que sentimos e pensamos. Beijo.

    ResponderExcluir